segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

2008

É, mais um ano chegando ao fim!
Se pudesse fazer um balanço entre as coisas boas e ruins, seria realmente difícil dizer o que pesou mais esse ano.
Mas não sou pessimista a ponto de dizer que 2008 não foi um ano bom.Porque até as coisas ruins me ensinaram lições valiosas:

O ano começou prometendo coisas boas demais, inclusive no período festivo das formaturas...e ainda dentro deste período coisas chatas aconteceram, tirando um pouco do brilho sonhado naquele momento.
Mas foi muito bom! Eu pude perceber como eu sou querida pelos meus amigos, que vieram de muito,muuito longe (né Dinha?)só pra passarem esse momento especial ao meu lado!Não é todo mundo que tem a sorte de ter amigos como os meus!Não é todo mundo que tem a sorte de ser tão querida a ponto de fazer pessoas se deslocarem mais de mil km....pra aguentar arroxa e gente bebada a noite toda!kkkk Aprendi a abstrair as coisas tristes pra me entregar ao momento, porque todos os momentos são únicos e merecem entrega total!

A escolha "errada" de não ir fazer o mestrado me mostrou que a vida escolheu certo através de mim. E eu fiquei.Pra felicidade da minha família, pra felicidade do Pedro e hoje sei que, acima de tudo, pra minha própria felicidade.

A espera (que parecia sem fim) pelo primeiro emprego me ensinou que as coisas acontecem no tempo de Deus, e pro melhor. Não no tempo que eu desejo ou que exijo. Isso me ensinou a confiar plenamente Nele, ainda que as coisas demorem, fiquem difíceis...confio que é sempre o melhor pra mim.E mais cedo ou mais tarde acabo tendo a certeza disso.

A fase tempestuosa no namoro me ensinou MUITA coisa a respeito de mim mesma, a respeito do meu namorado, a respeito de relações familiares, a respeito de amor-próprio, a respeito de amor ao próximo. Me ensinou a beleza de acreditar no amor que se sente ainda que ninguem mais acredite.Seja ele pelo outro ou por você mesma. Aprendi que se amar é uma maneira de corresponder o amor, e que o amor ao outro é uma forma de amar-se também.
A fase tempestuosa me fez valorizar ainda mais o que vivemos e ter mais certeza do amor que nos une. Nos fortaleceu ainda mais.

Morar numa cidade sozinha, onde não conhecia ninguém ressaltou o valor da amizade em minha vida. Fez com que eu sentisse saudades dos que estavam longe, fez com que eu desejasse amigos por perto. E mesmo que eu NUNCA tenha me afastado voluntariamente dos meus amigos por conta de namoro, me fez ter ainda mais certeza de que nunca farei isso pois sei que nunca serei completamente feliz me dedicando a apenas uma pessoa.

Ficar desempregada alguns meses me fez sentir ainda mais fundo que a independência financeira é muito importante pra mim. Ainda que tenha papai,ou irmão ou até um namorado(ou marido) pra me bancar, nunca me sentiria à vontade. Não me sinto confortável assim. Trabalhar me fez dar muito valor ao meu dinheirinho suado, fez com que eu me sentisse digna dele, fez com que eu me sentisse útil e valorizada. Hoje enxergo o trabalho como algo muito além de ganhar dinheiro, algo que provoca uma sensação de que eu faço a diferença de alguma maneira. Me faz querer ser mais, crescer mais, estudar mais...pensamento que infelizmente nunca me ocorreu durante a época da faculdade.

Dinheiro também foi algo que me fez melhor. Mas não foi novidade pra mim descobrir que o dinheiro só traz felicidade quando se dá o valor correto a ele. Quando pensamos que ele vale menos, ele nos falta, quando pensamos que ele vale mais...coisas mais importantes acabam nos faltando. Dinheiro não nos torna maiores ou melhores do que somos, na grande maioria das vezes ele só vem confirmar quem somos de verdade. Fiquei feliz em saber que com relação a isso, eu nunca me enganei. "Eu te desejo muito dinheiro, pois é preciso viver também, mas que VOCÊ diga a ele ao menos uma vez quem é mesmo o dono de quem".

O fato de ficar algum tempo desempregada, meio perdida, com problemas em varios aspectos me fez insegura. A insegurança fez minha auto-estima despencar. A minha baixa auto-estima me fez mais e mais insegura. Minha insegurança atrapalhou minha relações... Até eu perceber isso.
Encarar essa insegurança, encarar esse medo foi fundamental pra me tornar uma pessoa ainda melhor do que já era.Me sinto mais bonita, mais magra, mais atraente, mais inteligente, mais interessante,mais promissora hoje.

Enxergando essas situações desta maneira, me livro da postura de vítima que assumi durante um certo tempo e me adequo à postura que de fato é minha: alguém que precisa crescer em vários aspectos e que aprendeu a fazê-lo seja nos momentos de sorte, seja nos momentos de dificuldade.



Algo que resumiria 2008: "Dai-me Senhor, a perseverança das ondas do
mar, que fazem de cada recuo um ponto de partida para um novo avanço."

Avaliando 2008 dessa maneira posso dizer que foi um ano muito produtivo. Foi um ano de amadurecimento.

Que venha 2009!

4 comentários:

Amanda disse...

Sabe de uma, ter um emprego me ensinou muita coisa.
Principalmente que eu não nasci pra madame e que sou uma boa profissional.
Agora chega! Férias, por favor.
rs.

xxxxxxx disse...

Que texto lindo, nao so a sinceridade mas a forma como escreveu. Sabe e muito bom quando a gente sabe reconhecer que aprendeu com erros e aceita que aconteca de novo esperando pelo melhor.
Nina mesmo sempre distante geograficamente e muito mais perto que talvez nos duas pensassemos, voce nao tem nocao do quanto te desejo coisas boas e como me realizo quando vejo que elas tambem se realizaram.
E que venha 2009 pra gente, uma das minhas metas (daquelas listinhas bregas que a gente faz de fim de ano) e te ver sua peste!

Ingrid T. disse...

ei Frô, coisa boa...
certamente foi o ano do amadurecimento, a gente só aprende quebrando a cara mesmo...fazer o q?!?

a semana q passamos juntos foi ótima, apesar dos pezares...hehe!
deu p/ recarregar as pilhas pra enfrentar o ano q se inciava...e agora ele tá no finzinho!
eita tempo q passaaaaaaaa rápido!!!!

quero encontro ano q vem logo, logo...Roger tá animando no carnaval, quem sabe, hein????

Flor (q agora é loira, só pra me imitar...hahahaha), seja sempre feliz!!!
te amo!

KeL Faria disse...

Mais linda,mais loura,mais Amora do meu coração!Fico tão feliz em ler cada linha que escreveu e saber que eu tenho uma amiga guerreira que aprendeu a dar valor aos pequenos detalhes e amadureceu,venceu!Sinto orgulho de vc e pode ter certeza que mesmo não podendo participar de muitas coisas ao seu lado,meu desejo foi e sempre será que tudo de bom se realize para você,pq estou SEMPRE em oração por ti,sua família e Pedro. Vc sabe disso mais do que ninguém. Te tenho sempre no coração,em pensamento e AMO ter uma amiga feito vc e desejo que 2009 possamos nos ver e eu fique menos sem graça ao seu lado,sei lá pq sou assim(acho que vc me chamaria de mongol neste momento).Te amo e sucesso,vc merece tudo de perfeito. Obrigada pelos ensinamentos,mesmo que vc não saiba que os fez.Bjinhos,Kel